Eleições, Notícias, Paraíba

Partidos políticos filiam novos integrantes e já se preparam para 2024

Dirigentes partidários estaduais já iniciaram a busca e a empreitada para conquistar novos filiados, com vistas às eleições de 2024. Algumas legendas com certa seletividade na escolha, outras no sentido de construir um exército maior. A antecipação da construção de novas lideranças deve ser uma característica da próxima disputa.

Entre os partidos que estão na expedição, o MDB, do senador Veneziano Vital. Nas últimas semanas, o senador tem visitado cidades no interior do estado, no sentido de fortalecer as bases da legenda. Foi o que aconteceu nas cidades de Logradouro, trazendo do PSDB para o MDB o prefeito Marinaldo Cruz. Na mesma semana, veneziano já havia assinado a filiação dos prefeitos Elias Costa, de Jacaraú e Samuel Carnaúba, prefeito de Curral velho, que deixaram o PDT e Avante, respectivamente. Ambos estão em primeiro mandato e devem disputar a reeleição, representando força na configuração de 2024.

“Formar nossas chapas proporcionais, quando puder, disputar as prefeituras. Nós estamos convidando nomes e fortalecemos o partido. Não vamos levar o MDB a insucesso. Quando houver chances, vamos disputar”, afirma Veneziano.

O presidente do PSB estadual, Gervásio Maia, também tem encampado um trabalho com os municípios, legenda que por sinal tem uma grande força política na figura do governador João Azevêdo. O gestor tem feito entregas de obras e estreitado as conversas no interior do estado também. Entregar obras e serviços aos prefeitos é sim uma forma de se aproximar e criar abertura para novas filiações.

Cidadania e PSDB obtiveram o maior número de prefeitos eleitos em 2020. Só que em quatro anos muitas alianças mudaram e parte desses quadros não deve concorrer novamente, por já estar em segundo mandato.

Partidos como o PP, de Aguinaldo Ribeiro, também tem buscado novos quadros para 2024, mas de forma mais discreta.  Esta semana o deputado federal presidente da legenda tratou de desmentir a possibilidade de saída do prefeito da capital, Cícero Lucena, o mais importante no cenário. Cícero poderá concorrer à reeleição.

“Eu tenho conversado muito e tem muita gente criando para tentar ter fato, mas não vai ter não”, disse o parlamentar.

Em fevereiro, o presidente municipal do PDT em João Pessoa, vereador Junio Leandro (PDT), oficializou o convite a Cícero, para a filiação do gestor ao partido. O objetivo da legenda seria que o prefeito disputasse a reeleição pelo partido. O que pode não passar de vontade.

Legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT também deve se tornar bastante atrativo para novos filiados. Pelo estado a quem queira contar com a força da imagem do presidente e com a forcinha do governo federal na hora da disputa.

Mas não é bem assim. Pelo menos é o que afirma o presidente estadual da legenda, Jackson Macedo.

“Estamos no processo de filiação, mas não apontamos para nenhuma pretensão de quantidade. Nós temos um filtro e critério. O PT acompanha com bastante cuidado” e disse que esse processo, por hora, não tem pretensão em 2024.

“Se eu quisesse abrir o PT, a gente teria muito prefeito querendo entrar na legenda, porque quem não quer estar no partido do presidente?

Outros partidos mais jovens também estão com foco em crescer e tentar se fortalecer. É o caso do Agir, legenda que vai se concentrar em formar novas lideranças, reunindo políticos sem mandato. O foco da legenda liderada por Flávio Moreira é a vereança. Mas para ingressar na legenda, os interessados precisam passar por um curso preparatório. O curso oferecerá desde a formação política básica, passando pela história do Partido, história das eleições, análise das estatísticas, treinamento em redes sociais e formação em marketing político para campanhas eleitorais.

Com a diminuição do número de partidos pelas federações, incorporações e fusões, os que desejarem ser candidatos nas próximas eleições terão uma dificuldade maior, visto que cada partido ou federação só pode lançar até o número de cadeiras da casa legislativa mais um, ou seja, se são 9 vereadores na cidade, somente podem concorrer 10 as vagas.

O deputado estadual Fábio Ramalho, do PSDB, partido que ainda se reorganiza, desde o depois das eleições passadas, disse que a legenda tem pretensões de reconquistar o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, que hoje está no PSD.  O interesse se deve pela “liderança” que Bruno pode representar para a Paraíba.

“Eu acredito que Bruno tenha uma identificação também com o PSDB, defendeu a luta da candidatura do governador Pedro Cunha Lima, é um nome em ascensão, Bruno vem crescendo muito na gestão campinense. O prefeito Bruno começa a mostrar a grande liderança que é, não só para Campina, mas para toda a Paraíba”, disse o parlamentar.

Bruno atualmente se encontra no PSD, partido presidido pela Senadora Daniella Ribeiro (PSD), mãe do vice-governador e ex-vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro (PP), que se encontram em campos opostos na conjuntura política atual de Campina Grande.

Até o prazo final para as filiações em abril de 2024, o eleitorado paraibano deve presenciar muitas movimentações.