Colunista

Lúcio Flávio Vasconcelos

Lúcio Flávio Vasconelos é Professor Titular do Departamento de História da UFPB. Apaixonado pela fascinante história da América Latina e leitor voraz de seus atores, escreve para o Blog na coluna Política e História.

ÚLTIMAS POSTAGENS

Lula: entre o sonho e a realidade

Brasil de 2002. Estava de saída o governo FHC com baixa aceitação popular, marcado por uma agenda de privatizações e implantação do projeto neoliberal, forjado pelo governo de Washington. José Serra (PSDB), candidato presidencial sem carisma e carregando o peso…

Ler mais

Nicarágua Libre?

Ninguém nasce ditador, torna-se ditador. Daniel Ortega, presidente há onze anos da Nicarágua, caminha célere para o rol dos líderes autoritários da América Latina. Ele transformou o processo revolucionário no seu país em uma escalada autoritária de consequências nefastas para…

Ler mais

Qual o papel dos militares?

As Forças Armadas são fundamentais para garantir a soberania de um país. Sem elas, qualquer nação corre o risco de ser invadida por um país rival que cobice suas riquezas. Além disso, os militares têm a missão de atuar internamente…

Ler mais

A importância de um presidente

Foram os rebeldes norte-americanos que inventaram o presidencialismo. Logo após a guerra de independência contra a poderosa Inglaterra, iniciada em 1776, os ex-colonos fundaram os Estados Unidos da América e criaram o sistema presidencialista que terminou inspirando todos os países…

Ler mais

O desafio das esquerdas

Politicamente falando, o governo Lula só começará a partir de 1º de fevereiro, dia em que os senadores e os deputados federais elegerão, respectivamente, os presidentes do Senado e da Câmara Federal. Mesmo que o governo Lula já tenha enfrentado…

Ler mais

O golpe dos manés

O Brasil já foi palco de muitas tentativas de golpes de Estado. Alguns foram bem sucedidos. Outros resultaram num rotundo fracasso. Mas o putsch perpetrado em 8 de janeiro pelas hostes bolsonaristas entrará para a história como o mais violento…

Ler mais

Terrorismo bolsonarista

Prédios públicos invadidos. Vidros estilhaçados. Móveis destruídos. Documentos rasgados. Armas roubadas. Patrimônio histórico danificado. Poças de urina pelo chão. Jornalistas agredidos. Este é o saldo da ação dos terroristas fantasiados de patriotas ontem em Brasília. Todos eles se autodenominam “cidadãos…

Ler mais

O bolsonarismo está morto?

O ex-primeiro-ministro inglês Winston Churchill afirmou que a política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Com uma diferença: na guerra você só morre uma vez. Já na política você pode morrer várias vezes. E também…

Ler mais

Pelas mãos de Aline

Bolsonaro fugiu do país. Ele não teve a coragem de tentar um golpe de Estado nem a dignidade de reconhecer a derrota eleitoral. Seus apoiadores mais renhidos, depois de passarem dois meses marchando e cantando nas portas dos quartéis, foram…

Ler mais

Em 72 horas…

A cada 72 horas, circula entre os grupos bolsonaristas notícias falsas indicando que o golpe de Estado está próximo. Gritos de alegria, marchas militares e cânticos de guerra tomam conta dos acampamentos em frente aos quartéis. Findo o tempo determinado,…

Ler mais