Colunista

Lúcio Flávio Vasconcelos

Lúcio Flávio Vasconelos é Professor Titular do Departamento de História da UFPB. Apaixonado pela fascinante história da América Latina e leitor voraz de seus atores, escreve para o Blog na coluna Política e História.

ÚLTIMAS POSTAGENS

Política e sangue

Nos Estados Unidos existe um profundo culto às armas. A indústria armamentista forma um poderoso lobby político que pressiona os parlamentares norte-americanos contra qualquer tipo de restrição à compra e ao uso de armas de fogo. Em consequência disso, todos…

Ler mais

Biden perdeu feio

O boxe é um esporte muito popular entre os norte-americanos. Eles deliram em cada luta, principalmente naquelas em que um peso-pesado elimina seu adversário por nocaute. Os campeões viram verdadeiros heróis. Dão autógrafos nas ruas, ficam milionários. Basta ver a…

Ler mais

A extrema direita avança

A Europa é o berço da democracia. Foram os atenienses, na antiguidade clássica, que deram início aos fundamentos democráticos. Mas o aperfeiçoamento desses princípios não evoluíram de maneira linear. De tempos em tempos, forças antidemocráticas surgem e ameaçam as suas…

Ler mais

Holocausto palestino

Casas, prédios, hospitais e escolas são sistematicamente destruídos pelo fogo da artilharia israelense. A cada dia, a quantidade de palestinos mortos vai subindo. O número de vítimas fatais já ultrapassa 35 mil. A maioria deles, formada por mulheres e crianças,…

Ler mais

Culpado, mas presidenciável

O megaempresário e candidato Donald Trump é o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado criminalmente na história do país. Por decisão dos jurados, em julgamento realizado na ilha de Manhattan (New York), ele foi responsabilizado por 34 crimes….

Ler mais

O Brasil precisa do RS

A tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul continua. O número de mortos ultrapassa a centena e os desabrigados já somam milhares. A calamidade também atinge todos os brasileiros. Por isso é preciso que a população esqueça, neste…

Ler mais

Crime perfeito!

Enquanto escrevo estas palavras, já são 56 mortos e milhares de desabrigados na tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul. A maioria deles já vivia mergulhado na pobreza. E não se pode culpar Deus nem tampouco a natureza…

Ler mais

Magníficas!

Em 2020, as professoras Terezinha e Mônica venceram a disputa para reitoria da UFPB. Mas, por uma decisão autoritária do então presidente Jair Bolsonaro (PL), não foram nomeadas. Apesar da injustiça, elas nunca esmoreceram. Continuaram em defesa dos princípios democráticos…

Ler mais

Bolsonaro e os “paraíbas”

Um dos traços marcantes da personalidade política de Jair Bolsonaro (PL) é o preconceito contra os nordestinos. No dia 19 de julho 2019, o então presidente Bolsonaro, durante um café da manhã com jornalistas, teve um ataque de “sincericídio” e…

Ler mais

O “fiútestvér” de Bolsonaro

Na calada da noite, em plena segunda-feira de Carnaval, Jair Bolsonaro (PL) foi abrigar-se na embaixada da Hungria, país liderado pelo primeiro-ministro Viktor Orbán. Ele afirmou, em depoimento por escrito à Polícia Federal, que fora “discutir política” com o embaixador…

Ler mais