Colunista

Lúcio Flávio Vasconcelos

Lúcio Flávio Vasconelos é Professor Titular do Departamento de História da UFPB. Apaixonado pela fascinante história da América Latina e leitor voraz de seus atores, escreve para o Blog na coluna Política e História.

ÚLTIMAS POSTAGENS

Bukele: o novo ícone da direita

Poucos ouviram falar em Nayib Bukele, o jovem presidente de El Salvador, reeleito com de 83% dos votos. Sua espantosa votação advém do forte prestígio que ele obteve entre os salvadorenhos ao colocar em prática medidas extremas de combate à…

Ler mais

Golpista aloprado

A fatídica reunião do então presidente Bolsonaro com seus asseclas, em 22 de julho de 2022, tinha cheiro de golpe, forma de golpe, cor de golpe, cara de golpe, postura de golpe, discurso de golpe. Era a preparação para o…

Ler mais

Para que serve a Abin?

A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) é a sucessora do famigerado SNI (Serviço Nacional de Informações), órgão governamental criado em 1964 pelo coronel Golbery do Couto e Silva, considerado o ideólogo da ditadura. Durante a sua existência, o SNI agiu…

Ler mais

Portugal: a direita avança

Sob o lema “Limpar Portugal”, o partido Chega pretende alcançar o poder executivo na eleição parlamentar que ocorrerá em 10 de março, quando os portugueses comparecerão às urnas para eleger todos os deputados da Assembleia Nacional. Como o sistema político…

Ler mais

Portugal: centro do mundo

Lisboa já foi o epicentro do primeiro império global. Em 1498, o navegador Vasco da Gama alcançou a Índia, estabelecendo uma nova e promissora rota comercial com o Oriente. Apenas dois anos depois, o nobre Pedro Álvares Cabral aportou na…

Ler mais

Paraibanos em Portugal

Migrar não é uma imposição genética, é uma necessidade social. Homens e mulheres deixam suas cidades e países de origem em busca de melhores condições de vida, aprofundamento do conhecimento ou por puro espírito de aventura. Migrar é uma condição…

Ler mais

O dia que não terminou

O 8 de janeiro de 2023 entrou para a história como o dia da infâmia. Naquela fatídica tarde ensolarada em Brasília, milhares de bolsonaristas de extrema direita, vindos de várias partes do país, invadiram, vandalizaram e saquearam as sedes dos…

Ler mais

Lula III: A Missão

Independentemente de amar ou odiar Lula (PT), você tem que reconhecer: ele é o maior fenômeno da política brasileira de todos os tempos. Sua origem pobre e nordestina, sua condição operária e as tragédias pessoais que enfrentou, além do ódio…

Ler mais

Jesus histórico

Não há, em todo o Ocidente, personagem mais admirado, venerado e seguido do que Jesus (Yesua, em hebraico), judeu nascido em Nazaré (e não em Belém), pequena aldeia de camponeses encravada no coração da Palestina. Denunciado pela cúpula da igreja…

Ler mais

Flávio Dino: três em um

Enquanto escrevo estas linhas, estimado leitor, prezada leitora, o Brasil está vivendo um fato raríssimo na história: Flávio Dino, ministro da justiça, que também é senador da República, foi eleito pelo Senado para ministro do Supremo Tribunal Federal. Política é…

Ler mais