Brasil, Notícias, Política

Eleições 2022: Moro se filia ao Podemos e Datena deixa o PSL

As movimentações para as eleições 2022 em nível nacional estão começando. A direção nacional do Podemos anunciou a filiação do ex-juiz federal Sergio Moro para esta quarta-feira (03/11) às 9h no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. “A chegada dele reforça a luta do Podemos por um Brasil mais sério, mais justo e igualitário”, comemora as lideranças que esperam reunir políticos de vários partidos, empresários e representantes da sociedade civil no evento.

“Estamos extremamente honrados e felizes com o ingresso de Sergio Moro ao nosso Podemos. Muito nos orgulha tê-lo nas fileiras do Podemos, por tudo o que ele representa e já fez pelo País. Trata-se de uma pessoa singular, íntegra e muito capacitada”, comemora a presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP).

O partido deseja que Moro seja candidato à Presidência da República em 2022. “É o sonho não só do Podemos como de vários partidos e de boa parte do eleitorado brasileiro. A resposta se pretende concorrer à Presidência, Sergio Moro dará mais para a frente. Até lá, ele assina a filiação ao Podemos e depois percorre o Brasil para divulgar seu livro ‘Contra o sistema de Corrupção’, que deve chegar às livrarias em dezembro”, diz a direção do partido.

Datena

Outro nome cogitado para a disputa presidencial que se movimenta é o apresentador José Luiz  Datena, que anunciou que vai deixar o PSL e ingressar no PSD.

Datena desistiu não só do PSL, que está em vias de tornar-se União Brasil, resultado da fusão com o DEM. Mas também do cargo que disputará. Deixa de ser pré-candidato à Presidência da República. Acertou com Kassab que disputará o Senado em São Paulo.

Quando ingressou no PSL, em julho, Datena foi convidado a disputar a Presidência. Com a fusão do partido com o DEM, mudou o jogo de forças. O União Brasil não tem candidato a presidente cravado: tanto pode ser Luiz Henrique Mandetta, como poderia ser Datena, ou mesmo a legenda indicar o vice de uma coligação. No entanto, Datena expressou nos ultimos dias, a vontade de disputar uma vaga no Senado Federal.