Empreendedorismo paraibano: conheça três modelos de negócio que cresceram com ajuda do Sebrae
Os micro e pequenos negócios são responsáveis por 76% das vagas de emprego no país (2021). Sendo assim, não é exagero dizer que são esses negócios que sustentam a nossa economia. O levantamento é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, que vem ajudando muitas dessas empresas a se manterem sustentáveis e a expandirem seus negócios.
Um dos modelos de ajuda oferecidos é o ALI Produtividade (Agente Local de Inovação), cujo objetivo, de acordo com o próprio Sebrae, é “fomentar o sucesso dos pequenos negócios, urbanos ou rurais; estimular a educação empreendedora; desenvolver o potencial econômico-social de territórios brasileiros, por meio da maturidade em ecossistemas de inovação e indicações geográficas registradas”.
Um exemplo palpável desse impacto é a Privalle, uma Corretora de Seguros que nasceu em 2018 com a missão de oferecer atendimento personalizado e seguros sob medida, que funciona no 24º de um empreendimeto às margens da BR 230.
“Em 2024 vamos completar o sexto ano de operação, atendendo fisicamente em João Pessoa e, em breve também em Campina Grande, mas com atuação em todo território nacional de forma online”, diz Everson Sena, CEO da empresa. Ele ressalta a importância do Sebrae para o sucesso da Corretora, que tem como foco os seguros de vida, aeronáuticos e responsabilidade civil: “me ajudou desde o início do negócio com o planejamento”.
Outro relato inspirador é o do fisioterapeuta Fábio Cabral, que buscou capacitação e a consultoria do Sebrae para potencializar sua clínica especializada em saúde, beleza e bem-estar. Com a sede instalada no bairro Brisamar, em João Pessoa, a clínica Lamê fará dois em fevereiro de 2024 com uma média de 200 atendimentos por mês. Fábio destaca a importância do Sebrae em sua jornada empreendedora: “sempre empreendi individualmente, fundei o Instituto Fábio Cabral que é uma Instituição de ensino e aperfeiçoamento para profissionais da Saúde, que já tinha a sua sede própria, então resolvi que era a hora de ter também uma clínica completa que está instalada no mesmo espaço do Instituto”, conta.
O Instituto existe há seis anos e formou mais de 7 mil alunos nesse tempo”, afirma o fisioterapeuta que chegou ao Sebrae por indicação de uma amiga: “achei a ideia interessante de ser acompanhado pelo Sebrae para otimizar ou preencher as lacunas que por ventura pudesse ter”, explica.
Negócios de maior porte também encontram no Sebrae uma fonte de capacitação para alavancar as vendas, como é o caso da Ferreira e Souza Engenharia e Pintura, localizada no centro histórico de João Pessoa. Fundada em 2018 e especializada em pintura mecanizada com máquinas wireless, a empresa enfrentou dificuldades durante a pandemia, mas se reinventou quatro anos mais tarde: “enfrentamos a impossibilidade de prestar nossos serviços, mas não nos redemos. Em 2022 iniciamos um novo projeto, a Ferreira e Souza Pintura, criada para atender as construtoras de João Pessoa”, explicou Igor Aquino , um dos três sócios da empresa.
A virada de chave, de acordo com Igor, veio com a “revitalização de um edifício tombado pelo IPHAN”. A empresa, agora certificada pelo CREA-PB, expandiu seus serviços para incluir pintura predial, restauração de fachada, texturas, revestimentos, limpeza e impermeabilização, contando com o suporte e capacitação oferecidos pelo Sebrae.
“A fim de aprimorarmos nossa gestão, buscamos o Sebrae para nos ajudar a crescer de uma forma saudável. O treinamento oferecido nos proporcionou a capacidade de gerir melhor a nossa empresa e enfrentarmos novos desafios. O Sebrae sempre foi um parceiro presente em meu negócio e sempre digo que é o melhor ‘sócio’ que qualquer empresa poderia ter”, destaca o empresário.
Os exemplos acima mostram que a parceria entre os empreendedores paraibanos e o Sebrae destaca-se como uma força motriz essencial para o desenvolvimento sustentável e a expansão dos negócios locais. O Sebrae permanece na vanguarda, apoiando e impulsionando o empreendedorismo no estado.