Funetec-PB e ALPB: diálogo entre instituições abre espaço para parcerias pelo desenvolvimento do Estado
O superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB), Rodrigo Barreto, fez uma visita institucional na manhã desta terça-feira (24) ao presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino. O encontro aconteceu na sede da ALPB, em João Pessoa, com a presença do deputado George Morais. Na ocasião, o gestor da Fundação de Apoio ressaltou a importância de dialogar com as lideranças políticas no sentido de atender demandas do setor produtivo, além de contribuir com projetos de transição energética na Paraíba.
Durante a reunião, Rodrigo Barreto ressaltou os projetos de pesquisas desenvolvidos pelo IFPB e UFPB com o apoio da Fundação. Ele também destacou o plano estratégico da nova gestão da Funetec-PB, que visa ampliar o atendimento a demandas de empresas e indústrias da Paraíba.
“Através de consultoria, a gente pode elaborar projetos de extensão para as universidades, levar nossos pesquisadores e nossos alunos para realizar esse trabalho, na escrita de projetos, prospecção de projetos também, além dessa aproximação mais sofisticada de relacionamento e desenvolvimento de tecnologia”, explicou.
O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, destacou a importância da Funetec-PB viabilizar projetos que atendam comunidades que vivem no entorno dos parques eólicos da Paraíba.
“A Paraíba está vivendo um ‘boom’ de energia eólica e, de certa forma, as prefeituras não têm capacidade técnica para dialogar com as empresas responsáveis pelos parques eólicos de forma justa, daí a importância da fundação também defender os interesses públicos e propor investimentos a essas empresas voltados à tecnologia social para os municípios”, ressaltou.
Já o deputado George Morais, que também participou do encontro, disse que os projetos da Funetec-PB podem atender às necessidades do Parque Industrial da Paraíba:
“É um bom ‘start’. O parque industrial aqui na Paraíba tem 40 indústrias.. Muitos serviços ainda estão na lenha. Não se convertem por gás porque não conseguem migrar as matrizes energéticas”, afirmou.
Após o encontro, o superintendente da Funetec-PB, Rodrigo Barreto, agradeceu aos parlamentares paraibanos por abrir espaço de diálogo com a Fundação de Apoio sobre projetos que contribuem com o desenvolvimento tecnológico, econômico e social da Estado.
“Alinhamos a possibilidade de uma sessão especial ou audiência pública para apresentarmos a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba à sociedade. Para esse debate vamos convidar empresários do setor produtivo e os pesquisadores mais proeminentes dos Polos de Inovação do IFPB e da UFPB”, finalizou.
Como próximo passo, ficou definida a realização de uma audiência pública para apresentar os projetos da Funetec-PB a todos os parlamentares e fomentar a discussão sobre a promoção da Educação, Tecnologia e Cultura na Paraíba.