Deputados derrubam vetos de João Azevêdo e mantém validade de leis estaduais
A deputada estadual Jane Panta (PP) retornou às atividades presenciais na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), após um período de tratamento contra o câncer de mama. Durante seu enfrentamento à doença, a parlamentar havia participado das sessões de maneira remota. Na sessão de ontem, a deputada emocionou os colegas de parlamento, ao compartilhar sua jornada de superação e destacou as valiosas lições que aprendeu ao longo desse desafiador processo. “Aprendi que a alegria é uma escolha, assim como a tristeza também é uma escolha”, afirmou, enfatizando a importância do mindset positivo.
A deputada enumerou pilares fundamentais para sua bem-sucedida recuperação: a aceitação da enfermidade, determinação em não se render à doença. Ela relembrou os obstáculos enfrentados e como, mesmo diante das adversidades, manteve-se firme em seu compromisso com o trabalho legislativo.
Em entrevista à imprensa, Jane Panta fez questão de expressar sua profunda gratidão a todos aqueles que a apoiaram durante sua jornada. Contudo, um agradecimento especial foi direcionado a seu esposo, o prefeito de Santa Rita Emerson Panta. “Eu tenho um esposo que mesmo nas horas mais difíceis, sempre esteve ao meu lado, me apoiando em todos os momentos”, emocionou-se ao mencionar o suporte fundamental de seu companheiro.
E foi com a presença de Jane Panta, que os parlamentares mantiveram a aprovação do Projeto de Lei (PL) 3.201/2021, que tem como objetivo promover medidas de estímulo ao empreendedorismo feminino. O autor da matéria, deputado Eduardo Carneiro, ressaltou a importância de capacitar e formar mulheres para se tornarem empreendedoras.
O PL propõe a implementação do ensino do empreendedorismo feminino nas escolas, a oferta de cursos técnicos especializados, formação cooperativista e o acesso facilitado das mulheres empreendedoras a linhas de crédito adequadas para criação, manutenção e expansão dos empreendimentos.
Segundo o deputado estadual Eduardo Carneiro, o objetivo é promover a igualdade de oportunidades no mundo dos negócios e combater as desigualdades de gênero nesse setor. “É fundamental que as mulheres tenham acesso às ferramentas necessárias para se tornarem empreendedoras de sucesso. Com o ensino do empreendedorismo desde cedo, podemos transformar realidades e fortalecer a economia”, afirmou o deputado.
Os deputados ainda mantiveram o Projeto de Lei no 330/2023, de autoria do Deputado Michel Henrique, que cria a área de proteção ao ciclista de competição – APCC, no âmbito do estado e o Projeto de Lei no 288/2023, de autoria do Deputado Wallber Virgolino, que “Dispõe sobre a criação de canal de atendimento para denúncias de violência no ambiente escolar.