Notícias

Violência contra mulher, criança e adolescente cresceu em 2022 no Brasil

O Anuário do Fórum Brasileiro da Segurança Pública divulgou dados alarmantes sobre o aumento da violência contra mulheres, crianças e adolescentes em 2022, em comparação com o ano anterior.

De acordo com o relatório, os casos de estupro e feminicídio tiveram um aumento significativo. No caso do feminicídio, foram registrados 1.437 casos em 2022, um aumento de 6,1% em relação a 2021. Os homicídios de mulheres também cresceram 1,2% no mesmo período.

A violência doméstica também apresentou números preocupantes, com o número de medidas protetivas solicitadas subindo para 522.145, um acréscimo de 8,1% em relação ao ano anterior. Estados como Amazonas tiveram uma taxa de aumento de 92% nesse tipo de crime.

No que diz respeito a crianças e adolescentes, todos os crimes, com exceção de mortes violentas intencionais, tiveram aumento em 2022. A exploração sexual foi o crime que mais cresceu, com uma variação de 16,4%. O estupro também teve um aumento de 15,3%, com 51.971 ocorrências registradas no ano.

A análise considerou crianças e adolescentes o público de 0 a 17 anos.

Além de mortes violentas, o levantamento levou em consideração os crimes de abandono de incapaz, abandono material, maus-tratos, lesão corporal no contexto de violência doméstica, pornografia infantojuvenil, exploração sexual infantil e estupro.

Os casos de tiroteios e balas perdidas em escolas também foram analisados, com 1,7% das instituições relatando tais incidentes em 2021.