Notícias

Em João Pessoa, tumulto na retirada de passagens intermunicipais gratuitas por eleitores

Tumulto na tarde desta quarta-feira (26) Terminal Rodoviário de João Pessoa. Passageiros que votam no interior do estado e que procuraram o guichê da Guanabara para obter passagens intermunicipais gratuitas conforme  estabelece o Decreto estadual 42.929/22, de 21 de outubro, tiveram o pleito negado.
De acordo com a direção da Guanabara, “houve um único problema com um passageiro que queria uma passagem para Coremas e já não havia disponibilidade. Mas a empresa já disponibilizou ônibus extra para atender a demanda”.

Sabrina Dellaqua Melo, gerente do Terminal,  informou que  o problema ocorreu com outras empresas que fazem o transporte intermunicipas em virtude do aumento da demanda, mas as providencias  estão sendo tomadas. Ela só não sabe quando as passagens estarão disponíveis novamente, e alertou: “para facilitar, o ideal é que as pessoas entrem na ouvidoria e informem que estão com o problema, informando o telefone para que o DER volte a falar com essas pessoas, garantindo a gratuidade”.

De acordo com Fleming Cabral, gerente de transporte do DER, o problema se deu neste primeiro dia de validade do Decreto porque as empresas não tinham ideia do tamanho da procura. Ele garantiu que haverá ônibus extras: “para o bom atendimento desta nova demanda, as empresas colocarão ônibus extras, mas é preciso se programar”.

O Decreto

Conforme o Decreto assinado pelo governador João Azevêdo, as viagens intermunicipais devem ser realizadas da manhã de sábado (29) à manhã de segunda-feira (31). Passageiros precisam comprovar que vão votar e, depois, que votaram, apresentar o título de eleitor ou e-título e comprovante de votação. Todos os eleitores aptos a votar terão direito ao transporte intermunicipal gratuito na Paraíba.
Na região metropolitana de João Pessoa, as viagens entre os municípios só poderão ser feitas no domingo (30).