Petistas declinam da vaga de vice de Veneziano, e presidente da legenda recua: “o PT não vai fazer nenhum tipo de disputa com isso”
Os três militantes sugeridos pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para a vaga de vice na chapa do pré-candidato ao governo do Estado, senador Veneziano Vital do Rego (MDB), rejeitaram a indicação e pediram a retirada de seus nomes da lista e da discussão.
Em carta enviada à presidência estadual da legenda, o ex-prefeito de Patos, Lenildo Morais; a ex-prefeita do Conde, Marcia Lucena, e a professora Maria Luiza Alencar Feitosa justificaram que o momento pede “unidade política” e afirmaram que “todas as nossas energias militantes devem focar no enorme desafio de conduzir o país de volta à normalidade democrática”.
Ainda no documento, os petistas afirmaram que, “considerando o pleito difícil”, não é hora de priorizar “projetos menores” visto que o interesse maior deve ser “pela recondução de Lula à Presidência do Brasil” e pela candidatura de Ricardo Coutinho ao Senado: “pela primeira vez na história da Paraíba, um Senador comprometido integralmente com o projeto de recuperação da soberania econômica nacional e de reinclusão das camadas sociais mais necessitadas no orçamento do Estado, em contexto de paz social”.
A desistência deixou Veneziano Vital do Rêgo sem vice e impôs ao PT de Jackson Macêdo um recuo considerável. Em entrevista à rádio CBN nesta sexta-feira (22), Macêdo admitiu que não vai mais impor o espaço de vice na chapa de Veneziano: “agora nosso candidato ao governo vai ficar à vontade para decidir o seu vice sem qualquer tipo de posicionamento do PT em relação a isso. O PT não vai fazer nenhum tipo de disputa com isso”, afirmou.
Leia a nota na íntegra:
Ao presidente estadual do PT PB Jackson Macedo
Companheiro:
Por esta, vimos, em decisão coletiva, expor o que segue:
1. Registramos, em primeiro lugar, enorme satisfação e expressiva honra em constarmos da lista escolhida por UNANIMIDADE pela Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores da Paraíba, em reunião realizada no dia 04 de julho, para ser apresentada como sugestão ao cargo de vice-governador ou vice-governadora na composição MDB / PT no contexto do pleito eleitoral que se aproxima. Conhecemos a seriedade dos processos conduzidos pelo PT e temos a exata consciência de que essas indicações gozam do reconhecimento da instância partidária estadual em respeito e consideração a nossas histórias, militância política e reconhecida caminhada nas lutas sociais e progressistas de nosso Estado. Este registro inicial representa o nosso sincero agradecimento.
2. Ocorre que, diante da importância das coligações e da necessária união de propósitos, em face de um pleito eleitoral difícil, seguramente o mais complexo quadro eleitoral desde a redemocratização do país, consideramos que a unidade política e todas as nossas energias militantes, devem focar no enorme desafio de conduzir o país de volta à normalidade democrática, pela recondução do companheiro Lula à Presidência do Brasil. Sem condicionantes ou priorização a projetos menores que com certeza não são mais importantes que esta luta;
3. De igual modo, avaliamos, em âmbito estadual, a relevância de elegermos, pela primeira vez na história da Paraíba, um Senador comprometido integralmente com o projeto de recuperação da soberania econômica nacional
e de reinclusão das camadas sociais mais necessitadas no orçamento do Estado, em contexto de paz social. Um Senador com história de luta militante no lado progressista. Aqui nos referimos à importância da eleição de Ricardo
Coutinho ao Senado da República;
4. Com foco nesses motivos, conversamos entre nós e deliberamos por apresentar esta Carta, que representa nossa compreensão sobre o processo e nosso agradecimento, ao tempo em que expressamente declinamos do convite
para constarmos da lista e solicitamos que ela seja retirada da discussão estadual. Há um país e um Estado a recuperar e as energias precisam estar voltadas para tão nobre objetivo. Isto é maior do que tudo.
À vitória! Que em 2023 o Brasil e a Paraíba possam recomeçar uma história de inclusão social e de reinserção nas grandes pautas políticas, econômicas, civilizatórias e sociais da atualidade.
João Pessoa, 21 de Julho de 2022.
Lenildo Morais
Marcia Lucena
Maria Luiza Alencar Feitosa