Somos um Blog diferenciado, feito por mulheres que amam jornalismo e política. Acreditamos em um jornalismo sério, responsável, decente e apaixonado!
As convenções são reuniões entre os filiados de uma legenda para deliberar sobre diversos assuntos de interesse de uma sigla. Entre essas deliberações está a da escolha de candidatos e formação das coligações (com quem aquele partido vai se aliar oficialmente na disputa eleitoral). A Lei 13.165/2015, que instituiu uma reforma política no país, determinou o prazo de 20 de julho a 5 de agosto para esses eventos.
As convenções nacionais decidem os nomes e coligações na eleição presidencial, enquanto as convenções estaduais definem as chapas e rumos dos partidos nos Estados. Também os números que cada um dos concorrentes aos diversos cargos nas eleições proporcionais são definidos nos encontros. A regra eleitoral aponta que essa escolha se dará por sorteio, mas os candidatos têm o direito de manter o mesmo número da eleição anterior, caso possam concorrer novamente. Deputados federais, estaduais e distritais podem solicitar novo número ao órgão de direção partidária independentemente da realização de sorteio.
O primeiro partido a realizar sua convenção para a definição de um candidato à Presidência é o PDT, de Ciro Gomes. A legenda se reúne em Brasília, nesta quarta-feira (20), às 15h. O último será União Brasil, de Luciano Bivar, que marcou sua convenção para o dia 5 de agosto, último dia do prazo determinado pela Justiça Eleitoral. Alguns partidos já anteciparam as datas prováveis de suas convenções.
20 de julho
PDT
23 de julho
Avante
24 de julho
PL, Unidade Popular
30 de julho
Novo, PROS, PCB
31 de julho
DC, PSTU, União Brasil
5 de agosto
PSDB, PT, PT-PV-PCdoB, MDB
Somos um Blog diferenciado, feito por mulheres que amam jornalismo e política. Acreditamos em um jornalismo sério, responsável, decente e apaixonado!