Secretária de Economia Solidária do estado, Roseana Meira é exonerada do cargo
Na operação coordenada pelo Observatório da Gestão Pública – formado pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público do Estado (GAECO/MPPB), Tribunal de Contas do Estado (TCE/PB), Secretaria da Fazenda do Estado da Paraíba (SEFAZ/PB), Polícias Civil e Militar e Controladoria-Geral da União (CGU) -, foram apreendidos na Empasa, em João Pessoa, produtos com validade vencida e mais quatro toneladas de peixe, uma tonelada de macaxeira e cinco toneladas de batata doce pertencentes aos fornecedores. A Vigilância Sanitária de João Pessoa foi acionada.
A denúncia
De acordo com a investigaçação, Roseane Meira assinou dispensa de licitação superfaturada, no valor de R$ 320.110 mil para a compra de peixe, hortifrutis e frango durante a pandemia. Verificou-se ainda que as empresas que participaram do processo licitário apresentaram propostas com diferenças de preços de centavos e que os produtos não foram entregues.
A suspeita foi levantada a partir da identificação de indícios de conluio, falsidade ideológica e fraudes no caráter competitivo da contratação das cooperativas investigadas por parte da Controladoria Geral da União (CGU). Agentes públicos e privados, entidades privadas e terceiros estariam envolvidas no esquema de corrupção que foi levado ao GAECO/MPPB.