Grito dos excluídos faz mobilização neste 7 de setembro com caminhada e carreata, em três pontos da capital
Nesta terça-feira, 7 de setembro, deve acontecer o 27° Grito dos Excluídos, uma manifestação social, que este ano traz o tema “Vida em primeiro lugar” e o lema de 2021 “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já”. A programação inclui uma carreata com concentração na Praça das Muriçocas, no Miramar, às 9h, seguida de caminhada saindo do Busto de Tamandaré encontrando com a dispersão da carreata no Sesc Cabo Branco. Em todo país, a expectativa é de que o movimento esteja junto com a campanha nacional Fora Bolsonaro.
Em 27 anos de história, o ‘Grito’ é uma manifestação popular carregada de simbolismo, a pauta de reinvindicações do ato é construída a partir das pastorais sociais e demonstra a luta popular. Este ano além das questões socais, como a fome, o desemprego, a saúde, as mortes por causa da Covid-19, a mobilização também trará para a rua denúncias contra o governo Bolsonaro, a melhora da educação pública e as privatizações. Segundo a organização, o ato foi pensado em sete eixos:
Abre-alas: Participação popular (eixos inclusos: democracia, soberania, desmonte do estado, militarização).
Eixo 1: Luta contra a carestia (eixos inclusos: trabalho, emprego, renda, soberania alimentar).
Eixo 2: Território (eixos inclusos: terra, território, moradia digna, direito à cidade).
Eixo 3: Saúde (eixos inclusos: saúde, SUS, vacina).
Eixo 4: Educação.
Eixo 5: Diversidade do Povo Brasileiro (eixos inclusos: violência contra a população negra, indígena, mulheres, LGBTQIA+, pessoas em situação de rua, imigrantes).
Eixo 6: Defesa dos serviços públicos.
Eixo 7: Meio Ambiente e Defesa da Vida.