Brasil, Covid-19, Notícias, Novela da vacinação, Vem vacina

“Somos contra essa obrigatoriedade”, afirma Queiroga sobre o uso da máscara

Nesta quarta-feira (18), Marcelo Queiroga, o ministro da Saúde volta a criticar a obrigatoriedade do uso de máscaras no Brasil. Queiroga disse que deveria ser um ato de conscientização da população. As declarações contrariam evidências científicas e foram dadas nesta quarta-feira ao canal bolsonarista “Terça Livre”, investigado pela CPI da Covid, por propagação de notícias falsas.

“Somos contra essa obrigatoriedade. O Brasil tem muitas leis e as pessoas, infelizmente, não observam. O uso de máscaras tem de ser um ato de conscientização. O beneficio é de todos e o compromisso é de cada um”, afirmou o ministro, na entrevista.

Para esta discussão, é importante lembrar que Queiroga, em várias entrevistas, inclusive na Paraíba falou que a máscara é uma das medidas não-farmacológicas mais importantes na pandemia. “Tão eficiente quanto a vacina”, afirmou o ministro.

Multas 

O presidente Jair Bolsonaro chegou a anunciar, em junho, que a pasta desobrigaria a utilização da proteção facial para pessoas vacinadas ou que já se contaminaram. No mesmo dia, Queiroga recuou e disse que a questão era estudada pelo órgão. Dois meses depois, a ação ainda não teve desfecho.

Estados como como São Paulo, Rio Grande do Norte e Maranhão  já autuaram o presidente Jair Bolsonaro por não usar máscaras em eventos públicos.

Ministros e deputados federais do círculo bolsonarista também já receberam a penalidade.