Paraibanos voltam às ruas em protesto contra o presidente Jair Bolsonaro
Por mais que a vacinação contra a covid-19 esteja lenta em todo o país onde, até agora, apenas 25 milhões de pessoas estão com o ciclo vacinal completo, o que representa cerca de 12% da população de acordo com o consórcio de veículos de imprensa que reúne dados das secretarias de Saúde de todos os Estados e do Distrito Federal, milhares de manifestantes enfrentaram o medo da doença e foram às ruas mais uma vez contra o presidente da República em pelo menos cinco cidades paraibanas: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Sousa.
Na capital, houve caminhada e carreata e dois pontos de concentração, um no Mercado Público de Mangabeira e outro na Praça da Paz, nos Bancários, com dispersão. Os manifestantes usavam máscaras, procuravam manter o distanciamento e exibiam faixas e cartazes que mostravam toda a insatisfação com a gestão federal na condução da crise sanitária e econômica. Eles pediam o impeachment de Bolsonaro, mais vacina, comida na mesa, medidas de combate ao desemprego e pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia. Atualmente, de acordo com o IBGE, a taxa de desocupação na Paraiba é 16,6%.
“Foram aproximadamente 500 veículos hoje. A carreata foi gigante”, disse uma das organizadoras do movimento #forabolsonaro em João Pessoa. Esta foi a sexta edição do evento que é nacional e também defende o meio ambiente e critica a política de privatizações do governo federal.
Foto: Juan G.P. Vilar / Cuca da UNE)