Prefeitura de João Pessoa define vacinação para profissionais da Educação
Representantes de instituições de ensino superior estiveram reunidos com o prefeito Cícero Lucena e o Reitor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Nicácio Lopes, para tratar sobre a vacinação dos profissionais da educação contra a Covid-19.
A previsão é de que ainda esta semana comecem a chegar novas doses de vacina para atender técnicos e docentes . De acordo com o prefeito Cícero Lucena, espera-se a chegada de 25 mil doses. “A reunião foi motivo de muita alegria, pois colocamos os problemas e buscamos soluções coletivas com responsabilidade, seriedade e compromisso. Foi decidido que se chegarem todas as doses necessárias iremos realizar a vacinação de uma vez e caso cheguem apenas uma parte, iremos iniciar com a educação infantil e depois os demais níveis que se sucedem. Esperamos a chegada nessa semana e programaremos para a próxima semana o atendimento a essa área que é de grande importância para a vida de todos nós”, declarou o prefeito da capital.
O Reitor Nicácio Lopes elogiou a iniciativa do prefeito em dialogar com as instituições de ensino para que as decisões sejam tomadas de forma coletiva. “Os agentes públicos aqui reunidos tiveram uma percepção sensível e tomaram as decisões calcadas no sentimento coletivo. Como gestor de uma instituição pública eu me sinto contemplado em estar dialogando e sistematizando ações na busca pelo melhor caminho”, destacou o Reitor Nicácio.
Ele ponderou que todos os profissionais da educação sejam eles professores, técnico-administrativos ou terceirizados devem ser colocados no mesmo patamar para receber a vacina. “Não deve haver hierarquia entre seres humanos. Não podemos fazer distinção entre professores e técnico-administrativos, então o prefeito teve a sensibilidade de compreender isso e atendeu a nossa reivindicação.”.
O Secretário de Educação do Estado da PB, Cláudio Furtado, disse que a vacinação dos profissionais da educação é um anseio de toda a classe. “O diálogo com a prefeitura de João Pessoa é muito importante porque independente da chegada das doses já há um planejamento de como se processará essa vacinação, ou seja, começando pelos profissionais que atuam nos anos iniciais até chegar aos do ensino superior, lembrando também que alguns já foram vacinados dentro do grupo de comorbidades”, disse o secretário. Quanto a vacinação dos profissionais nas demais cidades, Claudio informou que o Governo do Estado vem distribuindo as doses e cabe aos gestores locais a definição do cronograma de aplicação. “Creio que esse cenário esteja bem próximo também no interior do estado, tendo em vista a chegada do término da vacinação dos grupos com comorbidades”, concluiu.
Com informações da Assessoria de Imprensa do IFPB