Começa semana de capacitação para o e-Ciga. Sistema promete eficiência e transparência à gestão pública
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, abriu a semana de capacitação para multiplicadores do e-CIGA, um sistema de gerenciamento de processos eletrônicos com assinatura e arquivamento digital que vai colocar a gestão de vez na era digital. O evento foi realizado no Auditório do Centro Administrativo Municipal, no Água Fria.
“Essa é mais uma etapa de um projeto que acreditamos fundamental em uma gestão que busca eficiência, competência e qualidade do serviço prestado com um único objetivo: melhorar a qualidade de vida do povo. Toda caminhada se inicia no primeiro passo. Sabemos da dificuldade nesse momento em que enfrentamos a pandemia, Um bom gestor precisa estar pronto e preparado para enfrentar emergências como as que estamos vivendo, mas se completa como um bom gestor se ele estiver pensando no futuro. Não estamos nos limitado apenas às questões de rotina e emergência. Estamos pensando no futuro da cidade para tornar João Pessoa uma cidade sustentável, moderna, eficiente, sempre na busca de melhorar a qualidade de vida de seus munícipes”, afirmou o prefeito.
A cerimônia contou com a presença de Silvio Alexandre Zancanaro, prefeito de Campos Novos/SC e presidente do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA). Criado em 2007, o CIGA tem a missão de criar soluções inteligentes e sustentáveis para a promoção de uma gestão municipal transparente e eficiente, e está presente em mais de 750 entidades de 268 municípios brasileiros.
“Quando se fala em sustentabilidade e economicidade, o CIGA pode auxiliar, e nos colocamos à inteira disposição. Toda nossa equipe técnica está aqui para ampliar ainda mais este relacionamento, formar multiplicadores e trazer soluções que tragam transparência e eficiência”, garantiu Zancanaro.
A implantação do e-Ciga é a primeira fase do Projeto Papel Zero, desenvolvido dentro do Programa João Pessoa Sustentável. A ideia é otimizar processos, reduzir burocracias e trazer uma economia de aproximadamente R$ 16 milhões de reais ao ano para os cofres públicos, a além de contribuir com o meio ambiente. Antônio Elizeu, coordenador-geral da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável, lembrou que “a redução de papel contribui para a melhoria da gestão pública, trazendo economia financeira e reduzindo a emissão de CO2”.
Também estiveram na abertura do evento, o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, e o secretário de Gestão Governamental, Diego Tavares. Logo após a cerimônia, começou o treinamento da primeira turma. Até sexta-feira (14), dois representantes de cada Secretaria municipal vão passar pela capacitação. São eles que ficarão encarregados de repassar o conhecimento adquirido no curso aos demais servidores.
Programa João Pessoa Sustentável – É um Programa da Prefeitura de João Pessoa orçado em 200 milhões de dólares. Metade dos recursos é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a outra metade é de contrapartida da Prefeitura. Tem como objetivo geral promoção sustentabilidade urbana por meio da melhoria urbana, econômica e de gestão municipal. Seus objetivos específicos são: diminuir a desigualdade, modernizar os instrumentos de planejamento urbano, a prestação de serviços e a administração pública e fiscal.