Vereadores debatem Reforma da Previdência para servidores da capital
A reforma da Previdência Municipal foi debatida durante sessão da Câmara Muncipal de João Pessoa, a proposta de Reforma foi enviada pelo prefeito Cícero Lucena (PP) à Câmara Municipal de João Pessoa. Parlamentares como vereador Carlão Pelo Bem (Patriota) defendeu que a gestão municipal siga o projeto executado em nível nacional.“O que está acontecendo em nossa cidade é apenas o resgate do que aconteceu em todo o mundo: reformas para garantir a manutenção dos regimes próprios de previdência.
Fui defensor da reforma federal. Ou se fazia ou a previdência cairia na bancarrota. O déficit que existe no nosso município ultrapassa R$ 100 milhões. Os cálculos autoriais precisam estar equilibrados para evitar que os servidores migrem para o regime geral de previdência e quebrem a previdência municipal. Essa reforma vai evitar o caos no regime próprio do nosso município”, ressaltou.
Mas o texto encontrou também posicionamentos contrários. O vereador Junio Leandro (PDT), servidor do município, que se declarou eleitor de Cícero, não gostou da proposta e disse que vai solicitar a presença da superintendência do Instituto de Previdência Municipal (IPM) para uma audiência pública para explicar e discutir a proposta.
Acompanharam o posicionamento os vereadores Marmuthe Cavalcanti (PSL) e Coronel Sobreira (MDB) e o vereador Marcos Henriques que afirmou: “Até agora nenhuma capital de nosso país repassou a reforma federam na íntegra. Em outros países, reformas desse tipo levaram a população à miséria”.
O vereador Bruno Farias (Cidadania), líder do governo na Câmara, ratificou que a reforma apresentada pelo prefeito Cícero Lucena não traz nenhuma novidade, apenas efetiva o que já ocorreu nas esferas Federal e Estadual.