Papel zero: prefeitura de JP inicia digitalização da gestão. Economia deve chegar a R$ 16 mi ao ano
João Pessoa 100% digital. O prefeito Cícero Lucena assinou, nesta quinta-feira (22) a Ordem de Serviço para a implantação do projeto Papel Zero na Capital, o que deve trazer ainda mais agilidade e eficiência para a gestão municipal. A ideia é otimizar processos, reduzir burocracias e despesas.
O evento contou com a presença dos secretários de Articulação Governamental, Diego Tavares; Administração, Valdo Alves; do Meio Ambiente, Welison Araújo; e do coordenador-geral da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável (UEP), Antônio Elizeu.
Depois de implantado integralmente, o que vai ocorrer até dezembro, o novo sistema vai permitir uma economia direta de R$ 11 milhões de reais ao ano, podendo chegar a R$ 16 milhões. Isso porque vai cortar custos com locação de impressoras e combustível, por exemplo.
“Vamos começar com processos internos e dentro de 90 dias, alvarás, licenças e
e documentos como o habite-se vão ser emitidos digitalmente”, afirmou Valdo Alves.
Substituir processos manuais por soluções digitais é uma tendência mundial. Com Papel Zero, todas as secretarias vão se comunicar de forma mais eficiente para garantir maior transparência e respostas mais rápidas à população.
“O sistema evitará ainda o deslocamento do cidadão para resolver seus problemas junto à prefeitura melhorando a mobilidade da cidade”, lembrou Elizeu.
A medida fortalece o planejamento e também reforça o compromisso da Prefeitura com o meio ambiente. Para o prefeito Cícero Lucena, essa é a marca de “uma gestão moderna e eficiente com o olhar voltado para transformar a vida do cidadão”.
Papel Zero é uma das metas do Programa João Pessoa Sustentável, orçado em 200 milhões de dólares. Metade dos recursos é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a outra metade é de contrapartida da Prefeitura.