COVID: senadores querem manutenção dos hospitais de campanha
O Brasil registrou nesta quinta-feira (11) 1.452 mortes por Covid-19 24 horas. Foi a maior média móvel desde o mês de julho de 2020, e a terceira maior desde o início da pandemia. Na Paraíba foram registrados 1.13o novos casos e 16 mortes.
O aumento de número de casos, a descoberta de novas cepas do coronavírus ainda mais contagiosas e a probabilidade de colapso no sistema de saúde têm preocupado autoridades médicas e sanitárias em todo o país. O cenário fez com que senadores discutissem a situação. Um Projeto de Lei (PL 4.844/2020) que proíbe a desativação dos hospitais de Campanha foi apresentado pela senadora Rose de Freitas (MDB-ES).
A líder do Progressistas no Senado, Daniella Ribeiro, encaminhou o voto da bancada pela manutenção desses equipamentos enquanto pelo menos 75% da população não for vacinada contra a Covid 19: “sabemos que tem um custo, mas o maior preço a ser pago é o preço da vida”, disse ela, e continuou: “precisamos, sim, ter a segurança mínima dos hospitais”.
Aprovado por aclamação, o PL determina ainda que gestores públicos observem a disponibiliade de leitos antes de fechar um hospital de campanha que essa decisão deve passar por especialistas também. Agora o projeto segue para votação na Câmara dos Deputados.