Paraíba elege a primeira vereadora surda da história
Ana Kelly Nunes Bezerra tem 24 anos e se tornou a primeira vereadora surda eleita no estado da Paraíba. Candidata pelo Cidadania, ela ocupará uma das cadeiras na Câmara de Araçagi, município com cerca de 17 mil habitantes, pelos próximos quatro anos. A parlamentar deve ter como bandeira a partir de janeiro de 2021, a defesa da inclusão social.
Ana Kelly é estudante de Letras, pela Universidade Federal da Paraíba e conta que como em toda região do Nordeste, é um momento único de muita felicidade, pois isso representa a quebra de preconceitos. “Eu, como especial, vi uma oportunidade de representar a inclusão social”, afirma a parlamentar eleita.
Ana conta que, infelizmente, ainda se depara com casos de preconceito. Ela pretende trabalhar para vencer essa barreira. “Criar leis municipais para a inclusão de professores de libras nas escolas do meu município, e criar acessibilidades em todas esferas municipais”, sustenta.
A vereadora eleita também mencionou o papel da mulher na política. Ela acredita que o olhar feminino pode trazer mais igualdade de oportunidades. “É nítido que a mulher vem ocupando o seu espaço aos poucos ao longo de muitos anos e a inclusão de mulheres na política é algo que deve se tornar cada vez mais comum. Devemos ter uma sociedade igualitária para todos, em todos sentidos”, defende.
O governador João Azevedo, do mesmo partido que Kelly, comemorou a conquista e disse o parlamento precisa ser plural, retratando a diversidade social, já que a Paraíba tem perto de 28% das pessoas que dizem ter algum tipo de deficiência.