Paraíba: Ricardo lidera corrida ao Senado

Na recente pesquisa de intenção de votos dos paraibanos, realizada pela Record/RealTime, Ricardo Coutinho (PT) lidera a disputa para o Senado. Com 33% da preferência, é seguido por Efraim Filho (União Brasil), que pontuou com 20%. Em terceiro lugar, aparece Polyana Dutra (PSB), com 16%.

A dianteira de RC está cristalizada em todas pesquisas apresentadas até agora. Sua estratégia revelou-se correta. Apoiador de Lula (PT) desde 1989, Ricardo Coutinho manteve-se aliado do ex-presidente mesmo durante sua prisão. Em contrapartida, Lula o considera como seu candidato preferencial para disputar uma vaga no Senado.

Nos diversos debates, Ricardo Coutinho tem ressaltado seu vínculo com Lula, afirmando que irá respaldar as medidas sociais apresentadas pelo candidato petista, caso este ganhe a eleição presidencial. Além disso, sistematicamente tem ressaltado as obras realizadas durante os oito anos do seu governo.

Enquanto isso, Efraim Filho optou por apoiar, mesmo que timidamente, o presidente Bolsonaro (PL), candidato com grande rejeição eleitoral entre os eleitores paraibanos. O discurso anticorrupão, tão esgrimido na eleição de 2018 e reverberado por Efraim Filho, não teve o impacto desejado.

Quanto à candidatura de Polyana Dutra, demorou para acontecer, mas, mesmo assim, tem demonstrado força. Única mulher entre os postulantes, Polyana tem trajetória própria dentro do campo de centro-esquerda. Foi prefeita e é deputada estadual. Não é uma neófita na política. Ela chegou tarde na disputa, mas conta com o apoio do governador João Azevedo (PSB) e de uma poderosa máquina administrativa capilarizada por todo o estado. Esses fatores contam muito no processo eleitoral.

Falta pouco para a realização do pleito. Os últimos dez dias serão cruciais para sabermos quem será escolhido. Caberá aos eleitores paraibanos decidirem por uma representação bolsonarista ou lulista no Senado da República.