Covid-19, João Pessoa

João Pessoa disponibiliza todas as doses dos imunizantes contra a Covid-19 a população a partir dos cinco anos de idade

A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue acontecendo nesta quinta-feira (30) para toda a população de João Pessoa, a partir dos cinco anos de idade. Os imunizantes autorizados pelo Ministério da Saúde estão disponíveis em vários serviços da rede municipal de saúde. O agendamento é necessário apenas para as pessoas que vão tomar a segunda dose de reforço (quarta dose), com idades entre 40 e 49 anos.

Para a maioria do público, os imunizantes estão disponíveis, sem necessidade de agendamento, nas unidades de saúde da família (USFs), nas Policlínicas Municipais, no Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá), no Centro Municipal de Imunizações (Torre) e no Shopping Mangabeira. Ao público que precisa realizar agendamento, este deve ser feito através do aplicativo Vacina JP ou site vacina.joaopessoa.pb.gov.br, a partir das 19h desta quarta-feira (29).

Estão disponíveis as primeiras doses para o público 5+, além de segundas doses da Coronavac (28 dias após a primeira dose), Pfizer (60 dias), Astrazeneca (90 dias) e Janssen. Pode tomar a primeira dose de reforço (D3), a população com idade a partir de 12 anos (120 dias após a segunda dose), imunossuprimidos (28 dias) e os trabalhadores de saúde (120 dias). A aplicação do segundo reforço (D4) será destinada para o público 40+, trabalhadores da saúde e indivíduos imunossuprimidos que tenham recebido a D3 há, pelo menos, 120 dias, independente do imunizante tomado no início do esquema vacinal.

Documentação exigida – Crianças de 5 a 11 anos precisam levar Cartão SUS ou CPF e, caso tenha comorbidades ou deficiência é necessário apresentar laudo ou declaração médica que comprovem a doença. Para a segunda dose é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento com foto.

Para receber a primeira dose da vacina a partir dos 12 anos, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF. Já para a D2 e doses de reforço, é necessário o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e laudo médico para imunossuprimidos.

Testagem – Os testes para a detecção de Covid-19 são realizados no Laboratório Central do Município (Lacen-JP), sem a necessidade de agendamento, e em policlínicas municipais e unidades de saúde da família (USF) distribuídas pelos bairros da Capital, apenas por meio de agendamento através do aplicativo Vacina JP ou no site vacina.joaopessoa.pb.gov.br, sempre a partir das 19h do dia anterior. Os locais e horários estarão disponíveis nas duas plataformas no momento do agendamento.