Brasil, Legislativo

Ruy se reúne com Ministro do Trabalho e Previdência em busca de soluções para crise no INSS

O deputado federal Ruy Carneiro (PSC) e outros seis representantes da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal se reuniram na noite da última quarta-feira (25) com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira. O encontro aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com o objetivo de debater a crise instalada no Instituto Nacional de Seguro Social.

Durante o encontro, Ruy destacou o avanço do governo ao atender as solicitações dos médicos peritos para encerrar a greve da categoria, mas pediu celeridade do órgão na avaliação dos mais de 3 milhões de benefícios que estão pendentes em todo o país.

 

“Quero primeiro parabenizar o ministério por ter chegado a um acordo com os peritos e acabar com a greve que estava complicando ainda mais essa fila de espera. Isso demonstra o interesse do governo em solucionar o problema. Porém também discutimos a possibilidade de algumas ações emergenciais que podem ser realizadas para diminuir o tempo de espera nos pedidos de aposentadoria, pensões e auxílios liberados pelo INSS.”, defendeu o deputado.

A preocupação com a qualidade dos atendimentos e a sobrecarga dos servidores também estiveram entre as temáticas da reunião. “Sabemos que o problema não é de hoje e essa redução de 46% no quadro de funcionários, em relação ao ano de 2012, contribuiu a longo prazo para a situação chegar a esse ponto. Por isso, defendemos a realização de concurso público para o instituto e percebemos que o ministro se mostrou sensível e empenhado para encontrar um caminho viável para tantas demandas”, finalizou.

Junto a Ruy Carneiro na reunião estiveram presentes os deputados Alexandre Padilha (PT-SP), Eduardo Barbosa (PSDB-MG), Tereza Nelma (PSD-AL), Daniela do Waguinho (UNIÃO-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Gilberto Nascimento (PSC-SP).