Líder LGBTQIAP+ lança pré-candidatura, mas descobre que foi desfiliada do PT, porque tem cargo na prefeitura
Samantha Scaranz, idealizadora da parada LGBTQIAP+ de Cabedelo, lançou a pré-candidata a vereadora do município, mas para supresa dela, descobriu que havia sido desfiliada do PT (Partido dos Trabalhadores).
Entre as justificativas do diretório municipal, estaria a de que Samantha seria ligada a um grupo de extrema direita. Segundo ela, a acusação se dá em virtude dela ocupar um cargo na gestão municipal.
“O único prefeito que abraçou a causa até agora foi Victor Hugo. O PT diz que sou bolsonarista, mas não sou”, explica.
Ela conta que fez incrição no partido em julho e em 2 de agosto, o próprio diretório de Cabedelo fez a disfiliação dela, com a alegação de que ela seria ligada a grupo extrema direita.
“Eu preciso trabalhar. Trabalho na gestão, mas não apoio bolsonarismo. Fiquei sabendo quando disse que seria pré-candidata a vereadora e quando tive uma foto postada com o prefeito Victor Hugo na rede social. O pessoal do PT de cabdelo fez uma nota dizendo que eu me filiasse a outro partido, pois não seria filiada ao PT”, explicou.
Samantha diz que quer estar no PT. Ela recebeu solidariedade do PT estadual, que emitiu a seguinte nota.
O Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores da Paraíba, por meio da Secretaria Estadual LGBT, vem a público se solidarizar com a companheira SAMANTHA SCARANZ ao sofrer violência política de gênero ao ter seu nome retirado da lista de filiados do PT de Cabedelo sem sua autorização ou de qualquer instância partidária pelo Senhor presidente daquele diretório, no último dia 2 de setembro, violando a Constituição Cidadã e o Estatuto do Partido, que desde sua fundação proíbe todo e qualquer preconceito em virtude do gênero, raça, cor, orientação sexual, identidade ou expressão de gênero.
Samantha é mulher trans, negra, de periferia, porta-voz de grupos vulnerabilizados, como a população LGBTQIAPNB+, que historicamente seguem sem representação política em espaços de Poder e de decisão.
Lugar de mulher trans e LGBTQIAPNB + é na Política e onde elas/eles/elos quiserem!🏳⚧🏳️🌈
Jackson Macedo Presidente do PT-PB
Felipe Santos
Secretário Estadual do PT-PB
Priscila Kelly
Secretária Estadual de Mulheres do PT PB