Notícias

São Mamede está sob novo comando depois da prisão do prefeito na Operação ‘Festa no Terreiro’

Depois da prisão preventiva do prefeito de São Mamede, Humberto Jefferson (DEM), na operação “Festa no Terreiro 2”, da Polícia Federal e do Gaego, do MP-PB, na manhã de ontem (15), o vice-prefeito assumiu o cargo. Em sessão extraordinária conduzida pela Câmara Municipal, Francisco das Chagas, mais conhecido como Chaguinha Filho, destacou que este não era o cenário que esperava se deparar ao assumir o comando da cidade: “meu coração se mostra muito triste, não era dessa forma que gostaria de assumir. Mas venho firmar o compromisso com cada um de vocês”, declarou.

A operação, “Festa no Terreiro 2” teve o objetivo de combater o direcionamento de licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. Crimes, que de acordo com as investigações, causaram prejuízos de aproximadamente R$ 8 milhões aos cofres públicos. Esta fase foi a continuação da primeira fase da operação, realizada em 2 de março, que, por sua vez, foi um desdobramento da  operação “Bleeder”,  em 2021. O nome foi uma alusão à expressão utilizada pelos investigados ao combinar os resultados de licitações.

Também foram detidos preventivamente: Josivan Marques, que seria o articulador do esquema; Naxwell Brian, dono de empresa do consórcio, operador e beneficiário do desvio de recursos, de acordo com a polícia. João Lopes neto, presidente da comissão licitação, é considerado foragido. Já Eumar Carvalho Maia, dono de empresa que venceu a licitação, não teve prisão decretada.