Opinião

O apoio do Republicanos ao prefeito de João Pessoa para 2024 e seu efeito prático

A cúpula do Republicanos formalizou apoio ao projeto de reeleição do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em 2024. O anúncio foi feito durante um almoço neste domingo (5). A um ano e sete meses das eleições soa prematuro porque muitas costuras serão tecidas até lá. Aparentemente não traz novidades, mas aumenta a força do prefeito como veremos.

O Republicanos já estava com Cícero em 2020, compôs o arco de aliança que o levou à vitória junto com PTB, PTC, PMN, Avante, PRTB, Cidadania e PMB. Naquele ano, o Republicanos elegeu dois vereadores. Dois anos mais tarde, nas Eleições 2022, ganhou musculatura: fez oito deputados estaduais e três federais. A legenda foi decisiva na reeleição do governador João Azevêdo (PSB) e engrossou o caldo de apoio ao então candidato ao Senado, Efraim Filho (União), que acabou eleito.

Na Câmara Municipal, onde Cícero tem maioria, o anúncio do Republicanos endossa o apoio que o prefeito já tem, mas traz uma nova adesão: a base governista, maioria na Casa, engorda um pouco mais com a chegada de Marmuthe Cavalcanti (Republicanos).

O negócio muda na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Lá a adesão inconteste do Republicanos tem um efeito prático, além de passar um grande recado. O partido entrará “com tudo” na defesa de Cícero quanto a um tema bem delicado e polêmico: a engorda da orla. O assunto já chegou ao parlamento estadual onde deputados de esquerda e da extrema-direita prometem fazer muito barulho e, pelo menos nessa pauta, devem estar juntos contra o projeto que fora dos muros da ALPB também encontra resistência popular.

Esses parlamentares, no entanto, vão encontrar um campo minado. Isso porque o presidente da ALPB, que tem o poder da agenda, é do Republicanos e Adriano Galdino já saiu em defesa do prefeito; deve deve fazê-lo, inclusive, com mais robustez daqui por diante com o aval do partido.

Esse movimento do Republicanos, portanto, que à primeira vista parece algo simbólico apenas, tem um efeito imediato. A partir dele, esse grupamento político afirma sua unidade e diz com todas as letras: “Cícero não está só”.

Mas há um detalhe: o Republicanos é da base de João Azevêdo que, por sua vez, tem o apoio de Cícero e o apoia. Isso não quer dizer que a legenda do deputado federal Hugo Motta será o destino de Cícero em 2024. Se vai permanecer no PP ou  mudar de partido é algo a ser definido bem mais pra frente. O movimento de agora é um recado pra já e seu efeito é imediato: dar suporte ao prefeito em um momento em que ele enfrenta forte oposição.