Opinião

2024 já começou em João Pessoa

Peças importantes do xadrez político paraibano começam a se movimentar com anunciada mudança no PDT local. Junio Leandro, vereador pessoense, deve assumir a presidência do diretório municipal, decisão interna que, aliás, desagradou boa parte da militância. Parece sutil, mas essa mexida abre possibilidades para jogadas maiores. Por exemplo, Cícero Lucena, prefeito de João Pessoa, filiado ao Progressistas (PP), foi convidado por ele para ingressar no partido.

Segundo Junio Leandro, “o prefeito Cícero Lucena faz uma gestão que em muito se parece com a ideologia partidária que a gente tem lá no PDT”. Na verdade, o PDT quer a prefeitura e enxerga essa oportunidade em Cícero, mas a migração, por parte dele, estaria condicionada ao comando da legenda de centro esquerda no estado. Seria um alinhamento que colocaria Cícero no campo progressista e que lhe renderia o que ele não tem hoje: um partido pra chamar de seu, acesso privilegiado aos recursos do fundo partidário e eleitoral, e o mais importante: apoio de Lula para seu projeto de reeleição.

Mesmo que esteja em uma legenda em ascensão na Paraíba com a reeleição de João Azevêdo (PSB) para o governo (isso porque João tem um vice do PP e o PP tem deputado federal e senadora), no PDT, partido da base de Lula, Cícero Lucena aumentaria as chances de construir uma aliança com o PT, o que nos leva a declarações recentes do presidente do Partido dos Trabalhadores paraibano, Jackson Macêdo, sobre uma possível composição com o prefeito de João pessoa em 24.  Embora tenha desconversado e posteriormente afirmado que o PT paraibano é oposição a Cícero, ao que tudo indica, sendo irmão do vereador Junio Leandro, Macêdo já estaria a par de toda essa movimentação e por isso deixou escapar tal intenção. Ato falho?

No PDT, sob intervenção desde abril do ano passado e sem presidente estadual desde então, se essa negociação prosperar, Cícero reforçaria a aliança com João Azevêdo. “Se” porque outras possibilidades precisam ser consideradas: 1) a permanência dele no PP, que ainda pode vir a compor a base do governo petista; 2) a migração para um outro partido, a exemplo do PSB de João. Sim, fontes palacianas dão conta de que essa conversa existe.
Daqui pra frente cada passo será calculado. De uma forma ou de outra, porém, saindo Cícero ou não do PP, a mera expectativa gerada pela especulação já deixa muita gente em estado de alerta, principalmente os militam na esquerda.