Brasil, Política

Reeleito vice-presidente do Senado, Veneziano diz que vai trabalhar pelo fortalecimento e independência do Legislativo

“Pretendo exercer com muito afinco em prol do fortalecimento e independência do Legislativo e harmonia entre os Poderes”, disse o senador Veneziano Vital (MDB), ao ser reeleito como vice-presidente do Senado.  O senador vai trabalhar ao lado de Rodrigo Pacheco, eleito presidente da Casa. Em uma postagem no Instagram, Veneziano agradeceu e disse receber o cargo com muita satisfação.

 

Atual 1º vice, Veneziano concorreu em chapa única e obteve 66 votos favoráveis. A eleição foi comandada pelo presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que também foi reeleito na tarde de ontem (01), com maioria de 49 votos, dos 81 senadores que compõem o parlamento. Com a reeleição da dupla Pacheco – Veneziano, os dois continuarão no comando do Senado Federal nos próximos dois anos, ou seja, no biênio 2023-2024.

Perfil

Nascido em Campina Grande (PB) em 1970, Veneziano é formado em Direito e começou cedo na política, elegendo-se vereador aos 27 anos. Além de dois mandatos de vereador por Campina Grande, foi duas vezes prefeito da cidade e deputado federal por um mandato, antes de eleger-se senador em 2018.

Como vice-presidente do Senado, ele terá a missão de substituir o presidente nas ausências. Ele não fará parte, no entanto, da Mesa do Congresso Nacional, que é presidido pelo presidente do Senado. O cargos são preenchidos alternando integrantes das Mesas das duas Casas legislativas, cabendo ao vice-presidente da Câmara a Vice-Presidência do Congresso.