Brasil, Legislativo, Notícias

Com Pacheco reeleito, Venezino Vital disputa o cargo de vice-presidente do Senado

A bancada da Paraíba no senado federal ficou divida  nos votos para a presidência da Casa.  Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente do Senado para mais dois anos de mandato. Ele teve o apoio do presidente Lula e venceu a disputa com 49 votos, contra 32 de Rogério Marinho (PL-RN), candidato do campo bolsonarista. O resultado final ficou dentro do placar estimado pelos apoiadores de Pacheco.

Entre os representantes da Paraíba, os votos foram divididos. Os senadores Veneziano Vital (MDB) e Daniella Ribeiro (PSD) votaram no atual presidente Rodrigo Pacheco (PSD), reeleito com 49 votos. Já o senador recém-eleito Efraim Filho (União) votou em Rogério Marinho, que obteve 32 votos.

Nesta quinta-feira (02.02) está programada a eleição dos demais cargos para a Mesa Diretora. Entre elas, a eleição para a vice-presidência do Senado Federal, cargo a ser disputado pelo senador paraibano Veneziano Vital do Rego (MDB).

A expectativa é de que Veneziano continue como primeiro vice-presidente do Senado e a segunda vice-presidência deve ficar com o senador Rodrigo Cunha (União-AL). A primeira secretaria da Mesa deve ficar com o senador Rogério Carvalho (PT-SE). O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) confirmou o entendimento para esses cargos.

O 1º vice-presidente é o substituto imediato do presidente nas suas ausências, seguido pelo 2º vice-presidente. O 1º secretário é o principal responsável pela condução administrativa do Senado. O 2º secretário tem como atribuição específica a ata das sessões secretas. O 3º e o 4º secretários auxiliam na condução de algumas sessões. Os quatro suplentes substituem os secretários.