Política

PGR vai analisar pedido de suspensão das posses de Wallber Virgulino e outros dez deputados por envolvimento em atos golpistas

O deputado estadual reeleito Walber Virgulino ainda enfrenta incertezas quanto a posse para a nova legislatura na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Isso porque o  ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou nesta sexta-feira (27) para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de advogados para que o tribunal suspenda a posse e apure eventuais ações de deputados bolsonaristas nos atos golpistas de 8 de janeiro. A lista inclui o deputado estadual paraibano reeleito, Wallber Virgolino (PL). O pedido foi formulado pelo grupo prerrogativas, tendo como base suposto envolvimento dos parlamentares com o quebra-quebra promovido por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no último dia 8.

O ministro deu prazo de 24 horas para que a PGR apresente manifestação sobre o caso. A posse dos deputados está marcada para a próxima quarta-feira (1º).

Veja a relação completa:

Luiz Ovando (PP-MS)
Marcos Pollon (PL-MS)
Rodolfo Nogueira (PL-MS)
João Henrique Catan (PL-MS)
Rafael Tavares (PRTB-MS)
Carlos Jordy (PL-RJ)
Silvia Waiãpi (PL-AP)
André Fernandes (PL-CE)
Nikolas Ferreira (PL-MG)
Sargento Rodrigues (PL-MG)
Walber Virgolino (PL-PB)

Wallber Virgolino foi relacionado entre os suspeitos de apoiar e planejar  atos golpistas nas redes sociais, no dia dos ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro. “É a revolta do povo e é o primeiro de muitos que irão acontecer. Ninguém é inquebrantável, nem mesmo o sistema”, publicou o parlamentar em uma rede social enquanto divulgava imagens e vídeos dos ataques criminosos em Brasília.

O encaminhamento desse tipo de pedido à PGR é  previsto nas regras internas da Corte. Isso ocorre porque, pela Constituição, cabe ao Ministério Público Federal avaliar se propõe investigações e denúncias na área criminal e ações na área eleitoral se detectar indícios de irregularidades.