Alerta, Covid-19

Covid: mais de 1,3 milhão de pessoas na Paraíba não completaram vacinação. Número de casos da doença cresce, diz SES

Por Josi Simão

A procura pelas doses dos imunizantes contra Influenza e Covid segue abaixo da meta estabelecida, informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Segundo dados fornecidos pelo órgão, são mais de 1,3 milhão de pessoas entre adolescentes e adultos não completaram o ciclo de proteção contra a doença. Entre o público infantil, menos de 60% das crianças receberam uma dose de vacina contra a Covid-19 e apenas 33% está com esquema vacinal completo.

A Assessora Técnica do Núcleo de Imunização do Estado, Milena Vitorino, atribuiu a essa baixa procura alguns fatores como: fake news, movimento anti-vacina, síndromes respiratórias, acesso ao sistema de digitação de dados. “Mas, o estado vem orientando e articulando, diariamente, com os 223 municípios estratégias para que esses números venham a ser satisfatórios e tenhamos uma melhora da cobertura vacinal no Estado da Paraíba”, afirmou.

Milena também destacou que a SES recomenda aos municípios adotarem métodos específicos para facilitar o acesso da população. “Direcionamos a realização da busca ativa, vacinação extramuro (igrejas, escolas, supermercados, feira livre), além da oferta da vacinação sem agendamentos e ampliação dos horários para atender ao público”, disse.

Para ela, são grandes os desafios que envolvem essa recuperação de altas coberturas vacinais, não só na Paraíba, como em todo o país. “É um processo complexo que exige esforço de toda sociedade, a fim de reduzir os riscos às doenças imunopreviníveis”, completou.

No último sábado (04), a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba promoveu o Dia D, com objetivo de ampliar a oferta da vacina e oportunizar o acesso à população. A ação rendeu um total de 90.104 mil doses aplicadas em 202 municípios paraibanos contra a Covid, Influenza e Sarampo.

Até o momento, a Paraíba aplicou 8.843.375 doses de vacina contra covid-19. Deste total, 636.387 doses contemplaram crianças de 5 a 11 anos; 650.244 doses foram destinadas para adolescentes de 12 a 17 anos; 7.778.071 doses foram aplicadas na população com idade acima de 18 anos e 51.663 doses foram direcionadas para indivíduos imunossuprimidos.

Número de casos

Já foram notificados 2.325 novos casos de Covid 19 nas duas últimas semanas (1.161 semana passada e 1.164 essa última semana), conforme dados comparativos da SES. Desse total, 108 internações pela doença e 28 passaram pelo setor de regulação, sem necessidade de internamento. No entanto, esses números acendem o alerta, embora não tenha sido registrado nenhum óbito nesse período.