Eleições, Notícias

União Brasil aposta na apresentadora Fernanda Albuquerque para garantir vaga na Câmara Federal

O União Brasil apresentou na noite desta sexta-feira (03), em uma casa de festas no bairro dos Expedicionários, em João Pessoa, as pré-candidatas do partido para os parlamentos federal e estadual. São 14 ao todo, cinco vão tentar uma vaga na Câmara Federal, entre elas a apresentadora Fernananda Alburquerque, empossada na solenidade como presidente do União Brasil Mulher com a meta de “engajar mais mulheres” e “fomentar  [nelas] essa ideia de que política é sim um lugar nosso”, afimou.

O evento, que formalizou toda a nova diretoria do UB Mulher no estado,  também foi, segundo o partido, um momento de formação política para mulheres. “As mulheres hoje estão empoderadas na família, na profissão, na política. A gente precisa de uma participação mais ativa e efetiva. A mulher quando tá junto traz mais sensibilidade, mais coração pra gestão pública. Por isso a gente busca forma de capacitar, de estimular e mostrar que a participação delas é importante para uma sociedade melhor. Eventos como esse dão a unidade necessária para uma junto da outra saberem que juntos somos mais fortes”, disse o presidente estadual da legenda, Efraim Filho.

O vice-presidente do UB na Paraíba destacou a necessidade da paridade de vagas nos parlamentos: “60% da população brasileira é mulher, eu sou casado com uma mulher, tenho quatro meninas, mãe, av, tias. Como não posso ser entusiasta das mulheres? Nosso partido, por incrível que pareça, é a chapa que tem mais mulheres. Nós temos uma determinação do próprio presidente Luciano Bivar de fortalecer esses espaços. Por mim, não teríamos 30% de mulheres, teríamos 50% ou mais”.

União Brasil

O partido é resultado da fusão entre Democratas e PSL, aprovada em outubro de 2021 pelas agremiações. Com um total de 1.085.135 filiados, está entre as seis maiores legendas do país.

Representação Feminina

As mulheres são maioria no país, mas, diferente do que afirmou Julian Lemos, elas representam 52% do eleitorado e não 60%. Ainda assim, são minoria nos espaços políticos e de decisão.  No Senado, doze cadeiras são ocupadas por mulheres (14,81%). Já na Câmara Federal, 51 mulheres atuam como representantes do povo (9,94%). São, portanto, 63 mulheres dentre as 594 cadeiras do Congresso Nacional (10,6%).

Fernanda Albuquerque

Fernanda é jornalista e apresentadora de TV, psicóloga e empresária do ramo da beleza. É estreante na política partidária; esta será sua primeira eleição. Ela explica a escolha pelo União BRasil: “foi o primeiro partido que me convidou, o primeiro que vislumbrou em mim um nome forte e me deu todas as condições, através de seu presidente, Luciano Bivar, de concorrer realmente a essa vaga, não chegar pra ser cauda, até porque eu nem acredito em sereia, mas literalmente pra dispustar como um mulher que tem capacidade de ocupar uma vaga na Câmara Federal”, pontuou.