Governadores assinam carta em defesa do STF: “Tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário”
Em meio aos ataques e ameaças do presidente Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF), governadores de 13 estados e do Distrito Federal assinaram uma carta de solidariedade à Corte. O governador João Azevêdo (Cidadania) esteve entre os signatários da nota pública em solidariedade ao Supremo Tribunal Federal (STF), aos ministros e às famílias, citando “constantes ameaças e agressões” do presidente Jair Bolsonaro à Corte. “Temos que ter a compreensão do momento em que o país tá vivendo. Não constrói e nem traz nenhum benefício para o país a quebra de braço entre as instituições”, comentou o governador sobre a medida.
Também assinaram a nota, o governador da Bahia, Rui Costa (PT). Além dele, assinaram a carta os governadores do Maranhão, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Amapá e Distrito Federal.
“No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita”, escreveram os chefes de Executivo estaduais
“O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis”, diz outro trecho do texto.
No último sábado, 14, Bolsonaro anunciou que vai apresentar ao Senado pedidos de impeachment contra os ministros Luis Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, do Supremo.