Covid-19, Notícias, Paraíba

Secretário de saúde sobre exclusividade de UPAS para Covid-19: “sem lógica” e “mimimi”. Veja vídeo

O secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, adotou nova rotina para as Unidas de Pronto Atendimento (UPAS) que estavam funcionando exclusivamente para atendimento de pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19. As quatro unidades compostas pelas UPAS Ocenania, Bancários, Cruz das Armas e Valentina agora estão com atendimento liberado para pacientes com outros problemas.

Mesmo com a alta taxa de transmissibilidade da doença, de acordo com o secretário de Saúde, a decisão foi tomada porque a maioria dos pacientes contaminados com a Covid-19 não apresentam sintomas. Ainda segundo Fábio Rocha, tratar esses pacientes como transmissores em potencial é “falta de lógica” e “mimimi”.  O secretário garante que, mesmo com o fim da exclusividade dos atendimentos nessas unidades de saúde, pacientes infectados pelo coronavírus e em estado grave vão ficar isolados.

“Nas UPAs, teremos o isolamento necessário aos quadros graves que nos procurem e teremos a triagem inicial para colocar de um lado quem potencialmente pode ser Covid e quem não tem. Mas, 80% das pessoas que têm Covid não têm nada. Então, esse ‘potencialmente’ é muita falta de lógica e mimimi de se querer piorar o que já está ruim”, declarou em entrevista à TV Cabo Branco.

Na Paraíba, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, 170.611 infecções por Covid-19 já foram confirmadas e 3.773 pessoas morreram. João Pessoa concentra a maior parte dos casos. Nas últimas 24 horas,, 965 novos casos foram registrados e 18 mortes confirmadas, 16 delas ocorridas, de fato, nesta quarta e quinta-feiras.

Veja o vídeo: