Covid-19, Notícias, Paraíba

João Azevêdo rebate declaração de Bolsonaro sobre compra de vacina chinesa

O governador João Azevêdo (Cidadania) chamou de pequenez  a declaração do presidente Jair Bolsonaro de  que o Brasil não comprará “a vacina da China”. A declaração do presidente foi uma resposta ao do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que chegou a garantir, na ultima terça-feira (20),  que a negociação para compra de 46 milhões de doses da vacina CoronaVac contra Covid-19, produzida pelo laboratório chinês Sinovac, estava em andamento. Bolsonaro usou mais uma vez, as redes sociais para fazer a declaração.

Hoje pela manhã, João Azevedo disse que seria “uma pequenez da política e que não deveria existir” e completou: “É o problema de politizar questões técnicas. Estamos voltando, com o atual ministro, ao patamar do início da pandemia. Naquela época, o presidente foi por um lado e os governadores por outro, para salvar a vida das pessoas. A vacina não tem partido, não tem país. O próprio general Pazuello ressaltou durante a entrevista coletiva que mesmo as vacinas desenvolvidas nos Estados Unidos serão finalizadas na China. Não existe isso”, disse Azevedo.

O secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, conversou com o ‘Blog Política Por Elas’ e disse que para a Paraíba é importante garantir uma vacina que esteja disponível no Brasil e que tenha eficácia de segurança, seja disponibilizada para o publico brasielro e paraibano. “A importância de uma vacina cada vez mais precoce é fundamental, porque nós ainda temos cerca de 500 brasieliros morrendo por dia. Quanto mais rápido, mais gente poderemos salvar no país”, afirmou Geraldo Medeiros.

Casos de coronavírus no Brasil

Segundo o levantamento realizado junto às secretarias estaduais de Saúde, pelo consórcio de veículos de imprensa, o Brasil chegou ao número de 154.906 mortes por coronavírus confirmadas e 5.276.942 diagnósticos de Covid-19, conforme a atualização mais recente, feita às 13h desta quarta-feira (21).